Comentários 11068 Visualizações

Nessa terceira parte do "Fazendo Filmes Incríveis apenas com um iPhone", vou dar um simples tutorial para o iMovie. Se você ainda não leu as duas primeiras partes, recomendo que faça isso agora, nos links abaixo:

PARTE #1 - O que você precisa para começar

PARTE #2 - 5 Técnicas que você precisa conhecer

Agora, que você já leu os dois posts anteriores, vamos começar:


Sobre o iMovie


O iMovie é o software da Apple para edição de filmes. Ele vem de graça para quem compra um Mac. Porém, existe também uma versão bem simplificada para iPhone e iPad.

Essa versão simplificada cai como uma luva para quem quer montar filmes legais e não tem a pretensão de se tornar um editor de filmes profissional.

A Apple conseguiu reunir, em um app, 20% das funcionalidades do software completo. Porém, são 20% das funcionalidades que representam 80% de tudo o que você realmente precisa.

Como resultado, um app facílimo de se usar, que é capaz de gerar efeitos surpreendentes. Muitos nem vão acreditar que o filme foi feito, inteirinho, diretamente de um celular.

Como funciona:
Para fazer vídeos incríveis, o conceito geral é que você filme diretamente dentro do próprio iMovie. Quer dizer: não precisa ir no aplicativo da câmera. Em invés disso, você faz de dentro do iMovie. Já falei um pouco disso na primeira parte dessa série, onde passo cinco técnicas fundamentais para filmar somente com iPhone.

Vamos ao passo-a-passo...

Passo 1: Crie um novo filme

   


Conforme indicado nas imagens acima, entre no iMovie e clique no “+” e na tela seguinte escolha " Filme". Em seguida, escolha um tema de sua preferência. Pode escolher qualquer tema, se depois não gostar, é fácil mudar. Clique no topo em “Criar”.

Passo 2: Comece a filmar

Agora você já está na tela de edição de filme. Ela estará vazia, já que você não tem filme algum. Então, vamos fazer alguns takes:

2.1. Coloque o celular na horizontal e clique no ícone de câmera para abrir a filmadora. Faça um take qualquer de cinco segundos. Pode ser um de seu cachorro brincando, um filho, flores em sua casa, enfim, qualquer coisa.. Basta clicar no botão de gravar e depois no botão de parar. E depois clique em “Usar vídeo”.

2.2. Você já tem um vídeo em sua linha do tempo. Vamos adicionar um segundo vídeo. Repita exatamente a operação anterior. Filme alguma outra coisa na sua casa, perto de você. Repita esse processo umas 3 ou 4 vezes, para você ter em sua linha do tempo diversos pedaços de pequenos vídeos. Enquanto escrevo esse tutorial, estou fazendo a mesma coisa aqui. Vamos ver como fica o filme no final.

Passo 3: Adicione transições

Vamos deixar o vídeo um pouco mais bem acabado. Um jeito legal é adicionar transições. Significa que entre cada dois trechos de vídeo na linha de tempo do iMovie,  você pode adicionar um pequeno efeito de transição. É bem simples:

Percorra os vídeos no timeline com seu dedo: Vá empurrando o vídeo para o lado até você chegar ao início, ou ao primeiro vídeo. Repare que entre cada dois trechos de vídeo, tem esse ícone (veja imagem ao lado). Dê um toque duplo para abrir as opções de transição. Escolha uma transição e veja como ficou. Para ver, é só empurrar a linha do tempo para traz e clicar no play. Repita o processo para todos os outros pedaços e vai adicionando diferentes linhas de tempo até você ficar familiarizado.


Passo 4: Coloque uma trilha sonora

Agora você pode clicar no ícone de “mídias” (imagem ao lado). Na tela seguinte, vá em "áudio"  e escolha uma trilha. Você pode escolher uma “música tema”  que são pequenas trilhas que já vem com o iMovie, ou pode escolher uma música que você tiver em seu iPhone. Trilhas são fundamentais para gerar emoção em quem assiste. 

 


Passo 5: Faça um texto de abertura

Hora de colocar uns textinhos de abertura. Arraste o timeline para o início e dê um toque duplo em cima do vídeo. Ele vai ficar marcado como na figura ao lado. Logo abaixo, vai aparecer a opção “Título”. Toque em "título" e escolha a seguir “Abertura”.

Sobre o seu vídeo aparecerá um “Titulo Aqui”. Toque nisso e digite algo mais útil para o nome de seu filme.

Você pode colocar outros textos em qualquer outro lugar. Pode colocar legendas e até um texto de fechamento.


Passo final: fechar o vídeo

Nesse passo, você vai transformar o que fez no iMovie em um arquivo de vídeo:

1. Clique no botão “<“ para você sair da tela de edição do vídeo.
2. Clique em “Meu Filme” para você digitar um nome melhor.
3. Clique no botal de salvar vídeo. Você vai ver diversas opções de compartilhar seu vídeo. Eu sempre gosto de “salvar vídeo” para ter minha cópia. Mas você pode compartilhar diretamente no Facebook ou Youtube, por exemplo.


Parabéns, você fez seu primeiro vídeo! Pode não ter ficado uma obra de arte, mas convenhamos, foi bem rapidinho e você fez um vídeo com vários pedaços, transições, texto de abertura e até música! 

Depois, com mais calma, você pode:

  • Voltar na tela de edição e adicionar mais trechos de vídeos
  • Modificar as transições
  • Adicionar mais títulos e legendas
  • Mudar a ordem do vídeo. Basta segurar um vídeo com o dedo e arrastar para o lado que quiser
  • Se quiser deletar um vídeo, basta segurar ele com dedo, arrastar para cima e soltar
  • Trocar a trilha sonora por outra

Espero que tenha gostado. Sinceramente, seus vídeos vão ficar realmente bons com a prática. Por isso, use bastante o iMovie em viagens e ocasiões especiais. Logo você vai ter uma boa coletânea de vídeos e experiência. Vai notar que seus vídeos vão ficando melhor a cada filme que faz.

Seria legal ver como ficou seu vídeo. Grave-o e suba para seu Facebook e depois compartilhe o link aqui para vermos sua “obra”.

E por falar em "obra", esse foi o resultado do vídeo que fui fazendo para capturar as telas que usei nesse tutorial. EVQV!

 

 

COMENTE: